Lançamento: FT Air Filter – Filtros de Ar FuelTech

outubro 31, 2025

Lançamento: FT Air Filter – Linha de Filtros de Ar FuelTech em parceria com a RS Air
Filter.

Apresentamos a linha FT Air Filter, uma colaboração entre a FuelTech e a RS Air Filter, resultado de mais de 4 anos de pesquisa, desenvolvimento e validação em laboratório e pista. Utilizando a mais alta tecnologia em material de filtragem em poliéster e com a exclusiva tecnologia DryFlow, criamos duas linhas que atendem desde o motorista exigente do dia a dia até o piloto que busca performance máxima nas pistas.

Linha FT Racing

Desenvolvida para uso em pista, a Linha FT Racing utiliza uma tecnologia única que garante fluxo de ar máximo, proporcionando ganhos reais de potência e torque. Além de liberar mais desempenho, seus filtros oferecem proteção contra fragmentos maiores encontrados nas pistas, como pedras e resíduos de borracha. 

Em muitos casos, o ganho de potência com a FT Racing é ainda maior do que rodar sem filtro algum — mas com a segurança de manter o motor protegido. 

Importante: esta linha foi projetada para uso exclusivo em arrancadas, track days e projetos de alta performance. Para o uso diário, a recomendação ideal são os filtros da linha Street, que equilibram potência com filtragem eficiente. 

Inbox FT Racing

A linha FT Racing Inbox representa o equilíbrio perfeito entre performance e originalidade. Seu design plug & play permite a instalação direta na caixa de ar original do veículo, sem qualquer adaptação, garantindo encaixe perfeito, fluxo de ar otimizado e ganhos imediatos de performance. 

Para escolher o filtro ideal, basta informar modelo, motorização e ano de fabricação do veículo. 

Em caso de dúvida, é possível comparar com o código do filtro original instalado ou, no caso de motocicletas, confirmar pelo código correspondente da moto. 

Cônico FT Racing

Essa linha representa o nosso compromisso máximo com a performance, reunindo o que há de mais avançado em diferenciais exclusivos e tecnológicos para seu projeto. Cada detalhe foi pensado para entregar o melhor desempenho disponível no mercado, com fluxo máximo e uma estética sensacional. Essa linha é dividida em duas categorias: 

Filtros universais com a base de metal 

Ele conta com uma base composta por três medidas padrão, permitindo o encaixe direto na mangueira de borracha original do veículo, com opções de altura de 100 mm, 120 mm e 150 mm. 

A instalação é simples e prática: basta encaixar o filtro na mangueira de borracha até sentir o encaixe firme, apertar a abraçadeira garantindo uma fixação segura e evitando qualquer contato indesejado com o cofre do motor. 

Filtros cônicos com a base de borracha 

Divididos em modelos específicos para diferentes motorizações e níveis de potência, garantindo um ajuste perfeito e o máximo aproveitamento da admissão de ar, desde os setups mais leves até as preparações extremas. 

Com bases de 2½” a 5” e alturas que variam de 140 mm a 220 mm, oferecendo versatilidade total para diferentes configurações, permitindo extrair o melhor de cada motor — nas ruas ou nas pistas. 

Esta linha requer adaptações específicas para instalação, como o uso de intakes e/ou adaptadores que garantam a fixação e vedação adequadas. 

Durante a montagem de filtros cônicos, é fundamental evitar a proximidade com áreas de alta temperatura no cofre do motor. Sempre que possível, utilize um defletor térmico ou direcione o filtro para uma região com melhor captação de ar frio, assegurando uma admissão mais eficiente e preservando o rendimento volumétrico do motor. 

Informações Técnicas do material dos Filtros Racing 

Na linha FT RACING, a estrutura do elemento filtrante é composta de 2 materiais distintos dispostos em 3 camadas, conforme descrito abaixo. 

 • Tela 100% poliéster: esta é a camada central do conjunto filtrante. Material de alta tecnologia e excelente resistência. Devido a sua estrutura de malha bem definida, melhora o escoamento do ar, reduzindo a turbulência gerando ganhos expressivos na admissão de ar; 

 • 2 camadas de tela de aço revestida de Epóxi: as quais tem por finalidade estruturar o conjunto filtrante. Tendo alta resistência a corrosão devido ao seu revestimento, sendo disposta em duas camadas, como primeira e última camada do conjunto. 

• Poliuretano: a linha de filtros de ar Racing utiliza poliuretano semiflexível de alta qualidade, com dureza controlada no processo afim de garantir resistência e boa vedação tanto nas linhas de filtro inbox, como nas linhas de filtros cônicos. 

Linha FT Street

Os Filtros Street trazem o equilíbrio perfeito entre alta performance e segurança, com uma nova tecnologia que proporciona ganhos de potência e fluxo de ar, sem abrir mão da proteção necessária para o uso no dia a dia. 

• Filtros laváveis e reutilizáveis: economia e praticidade, sem necessidade de trocas constantes; 

• Filtragem de alta precisão: nosso material especial em poliéster garante performance máxima com tecnologia Dryflow (sem uso de óleo ou lubrificante); 

• Limpeza simples e rápida; 

• Durabilidade garantida: até 100.000 km contra defeitos de fabricação; 

• Garantia direta do fabricante e suporte exclusivo RS Air Filter; 

• Engenharia e desenvolvimento 100% nacional; 

• Potência com estilo para o seu projeto; 

Eles são divididos em 2 tipos: 

Filtros Universais com a base metálica. 

Ele conta com uma base composta por três medidas padrão, permitindo o encaixe direto na mangueira de borracha original do veículo, com opções de altura de 100 mm, 120 mm e 150 mm. 

A instalação é simples e prática: basta encaixar o filtro na mangueira de borracha até sentir o encaixe firme, apertar a abraçadeira garantindo uma fixação segura e evitando qualquer contato indesejado com o cofre do motor. 

Filtros Cônicos com a base em borracha. 

Com bases de 2½” a 5” e alturas que variam de 140 mm a 220 mm, oferecendo versatilidade total para diferentes configurações, permitindo extrair o melhor de cada motor — nas ruas ou nas pistas. 

Esta linha requer adaptações específicas para instalação, como o uso de intakes e/ou adaptadores que garantam a fixação e vedação adequadas.

Durante a montagem de filtros cônicos, é fundamental evitar a proximidade com áreas de alta temperatura no cofre do motor. Sempre que possível, utilize um defletor térmico ou direcione o filtro para uma região com melhor captação de ar frio, assegurando uma admissão mais eficiente e preservando o rendimento volumétrico do motor. 

Informações Técnicas do material dos Filtros Street 

Na linha FT Street, a estrutura do elemento filtrante é composta de 3 materiais distintos dispostos em 5 camadas, conforme descrito abaixo: 

Tela 100% poliéster: esta é a camada central do conjunto filtrante. Material de alta tecnologia e excelente resistência. Devido a sua estrutura de malha bem definida, melhora o escoamento do ar, reduzindo a turbulência, gerando ganhos expressivos na admissão de ar; 

2 camadas de tecido não tecido de baixa gramatura que envolve a camada da tela 100% poliéster: com a finalidade de proteger o elemento filtrante principal, filtrar maiores partículas de impurezas e dar identidade visual do filtro de ar (coloração); 

2 camadas de tela de aço revestida de Epóxi: as quais tem por finalidade estruturar o conjunto filtrante. Possuem alta resistência a corrosão devido ao seu revestimento, está disposta em duas camadas, como primeira e última camada do conjunto; 

Poliuretano: a linha de Filtros de Ar Street utiliza poliuretano semiflexível de alta qualidade, com dureza controlada no processo a fim de garantir resistência e boa vedação tanto nas linhas de filtro inbox, como nas linhas de filtros cônicos; 

A linha Cônicos Street vai além dos filtros esportivos tradicionais: além de aumentar a potência, proporciona uma mudança marcante no ronco do motor e um design exclusivo que valoriza qualquer projeto. 

Limpeza recomendada de acordo com o uso:

Uso Urbano: Street a cada 10.000 km | Racing 3.000 km 
Uso Misto: Street a cada 5.000 km | Racing 1.000 km 
Uso Extremo: 1.000 km ou a cada uso

Filtros Linha FT Street 

Se a sujeira for apenas pó seco em pequena quantidade, e sem presença de óleo, água ou resíduos, a limpeza pode ser feita com ar comprimido seco. 
Procedimento: utilize pressão máxima de 2 bar (±29 PSI) e aplique o jato de ar no sentido oposto ao fluxo de admissão do motor, garantindo a remoção suave das partículas sem danificar o elemento filtrante. 

Caso o filtro apresente sujeira em maior volume ou resíduos líquidos, a limpeza deve ser feita por completo conforme abaixo. 

Procedimentos recomendados:  

Indicamos o uso do Pro Cleaner RS* para garantir a limpeza ideal e a máxima durabilidade do seu filtro. Basta borrifar o produto em toda superfície do elemento filtrante de forma que fique encharcado, deixar agir por 3 minutos e, em seguida, mergulhar o filtro em água limpa, sem esfregar. Repita o processo se necessário. Depois, deixe-o secar à meia sombra e ele estará pronto para ser reinstalado e usado novamente.  

- * Não deixe o produto secar sobre o filtro, pois isso pode causar desgaste prematuro do material.  

Caso prefira, a limpeza também pode ser feita com sabão neutro e água limpa: mergulhe o filtro na solução com sabão, depois enxágue em água corrente até que fique completamente limpo. Finalize secando à meia sombra, e o filtro estará pronto para retornar ao seu desempenho máximo.  

Graças à exclusiva tecnologia DryFlow, nossos filtros foram desenvolvidos para operar a seco — por isso, não utilize óleo ou qualquer tipo de aditivo, pois isso pode comprometer sua eficiência e durabilidade.  

Não esfregue o filtro com esponjas, escovas ou qualquer outro item que possa danificar o elemento filtrante e comprometer seu desempenho.  

Para a secagem, deixe o filtro ao ar livre e à sombra (ou sob luz solar leve), sem utilizar jatos de ar de alta pressão. 

Filtros Linha FT Racing 

A limpeza é rápida e prática, exigindo apenas o uso de ar comprimido seco. 

Procedimento: inicie a higienização aplicando o jato de ar no sentido oposto ao fluxo de admissão, removendo a sujeira acumulada no elemento filtrante. Após o filtro estar visualmente limpo, finalize com um leve jato de ar no mesmo sentido do fluxo, garantindo a eliminação completa das impurezas e mantendo o desempenho ideal do filtro. 

O manuseio correto do filtro é essencial para garantir sua durabilidade e performance. 

Sempre segure a peça apenas pelas partes de borracha ou metal, evitando qualquer contato direto com o elemento filtrante. 

O elemento é delicado e, se for pressionado ou amassado durante a instalação ou limpeza, pode perder sua estrutura original. Quando isso acontece, o filtro tende a deformar ainda mais com o uso e as acelerações do motor, comprometendo o fluxo de ar e reduzindo significativamente sua vida útil. 

Seguindo esses cuidados, você assegura que o filtro mantenha o desempenho e a resistência esperados. 

Mais ar. Mais potência. Mais controle. Sem concessões. 

Esta nova família de Filtros de Ar redefine os padrões de eficiência, potência e durabilidade no mercado de filtros para carros. Projetada para atender desde os entusiastas que buscam um upgrade sutil no dia a dia, até os pilotos profissionais que demandam o máximo em competições. 

Com desenvolvimento nacional, garantia estendida e ganhos comprovados, eles não só filtram ar – filtram o comum, liberando o extraordinário. 



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