Apresentamos a linha FT Air Filter, uma colaboração entre a FuelTech e a RS Air Filter, resultado de mais de 4 anos de pesquisa, desenvolvimento e validação em laboratório e pista. Utilizando a mais alta tecnologia em material de filtragem em poliéster e com a exclusiva tecnologia DryFlow, criamos duas linhas que atendem desde o motorista exigente do dia a dia até o piloto que busca performance máxima nas pistas.

Informações técnicas
Linha FT Racing

Projetada exclusivamente para quem busca o máximo desempenho, mesmo que isso signifique abrir mão de parte da capacidade de filtragem, a linha FT Racing é a escolha ideal para pilotos e entusiastas extremamente exigentes que desejam extrair o limite real da performance de seus veículos.

Desenvolvida para uso em pista, a FT Racing utiliza uma tecnologia única que garante fluxo de ar máximo, proporcionando ganhos reais de potência e torque. Além de liberar mais desempenho, seus filtros oferecem proteção contra fragmentos maiores encontrados nas pistas, como pedras e resíduos de borracha.

Importante: esta linha foi projetada para uso exclusivo em arrancadas, track days e projetos de alta performance. Para o uso diário, a recomendação ideal são os filtros da linha Street, que equilibram potência com filtragem eficiente.

INBOX FT RACING
A linha FT Racing Inbox representa o equilíbrio perfeito entre performance e originalidade. Seu design plug & play permite a instalação direta na caixa de ar original do veículo, sem qualquer adaptação, garantindo encaixe perfeito, fluxo de ar otimizado e ganhos imediatos de performance.

Para escolher o filtro ideal, basta informar modelo, motorização e ano de fabricação do veículo.
Em caso de dúvida, é possível comparar com o código do filtro original instalado ou, no caso de motocicletas, confirmar pelo código correspondente da moto.

Imagem dos filtros Inbox Racing.

FILTROS CÔNICOS FT RACING

Essa linha representa o nosso compromisso máximo com a performance, reunindo o que há de mais avançado em diferenciais exclusivos e tecnológicos para seu projeto. Cada detalhe foi pensado para entregar o melhor desempenho disponível no mercado, com fluxo máximo e uma estética sensacional. Essa linha é dividida em duas categorias:

 
Filtros universais com a base de metal
Ele conta com uma base composta por três medidas padrão, permitindo o encaixe direto na mangueira de borracha original do veículo, com opções de altura de 100 mm, 120 mm e 150 mm.

A instalação é simples e prática: basta encaixar o filtro na mangueira de borracha até sentir o encaixe firme, apertar a abraçadeira garantindo uma fixação segura e evitando qualquer contato indesejado com o cofre do motor.

Filtros cônicos com a base de borracha
Divididos em modelos específicos para diferentes motorizações e níveis de potência, garantindo um ajuste perfeito e o máximo aproveitamento da admissão de ar, desde os setups mais leves até as preparações extremas.

Com bases de 2½” a 5” e alturas que variam de 140 mm a 220 mm, oferecendo versatilidade total para diferentes configurações, permitindo extrair o melhor de cada motor — nas ruas ou nas pistas.

Esta linha requer adaptações específicas para instalação, como o uso de intakes e/ou adaptadores que garantam a fixação e vedação adequadas.

Durante a montagem de filtros cônicos, é fundamental evitar a proximidade com áreas de alta temperatura no cofre do motor. Sempre que possível, utilize um defletor térmico ou direcione o filtro para uma região com melhor captação de ar frio, assegurando uma admissão mais eficiente e preservando o rendimento volumétrico do motor.

Imagem dos filtros Cônicos Racing.
Modelos disponíveis

FTU R

Mono fluxo e duplo fluxo:
motores até 100CV

FTD R

Duplo fluxo:
motores 2.0 a 3.0
até 200CV

FTM R

Mono fluxo:
motores 2.0 a 3.0
até 200CV

FTP R

Duplo fluxo:
motores acima
de 200CV

FTI R

Mono fluxo:
motores acima
de 200CV

No caso da aplicação e limpeza do filtro cônico, é essencial que tenha cuidado no manuseio do produto. Todo o manuseio precisa ser feito nas partes de borracha ou metal da peça, sem apertar, segurar ou pressionar o elemento filtrante. Isso é muito importante pois a parte do elemento é frágil e caso seja amassado na colocação ou até mesmo na limpeza, o filtro perde toda a sua estrutura; quando acontece do filtro perder sua estrutura, ele amassa ainda mais conforme o uso e acelerada do seu carro, fazendo com que o fluxo seja comprometido e a durabilidade fique muito menor

 

Informações Técnicas do material dos Filtros Racing
Na linha FT RACING, a estrutura do elemento filtrante é composta de 2 materiais distintos dispostos em 3 camadas, conforme descrito abaixo.

• Tela 100% poliéster, esta é a camada central do conjunto filtrante. Material de alta tecnologia e excelente resistência. Devido a sua estrutura de malha bem definida, melhora o escoamento do ar, reduzindo a turbulência gerando ganhos expressivos na admissão de ar;
2 camadas de tela de aço revestida de Epóxi, as quais tem por finalidade estruturar o conjunto filtrante. Tendo alta resistência a corrosão devido ao seu revestimento, sendo disposta em duas camadas, como primeira e última camada do conjunto.
POLIURETANO - A linha de filtros de ar RACING, utilizam poliuretano semi flexível de alta qualidade, com dureza controlada no processo a fim de garantir resistência e boa vedação tanto nas linhas de filtro inbox, como nas linhas de filtros cônicos.

Os filtros Street trazem o equilíbrio perfeito entre alta performance e segurança, com uma nova tecnologia que proporciona ganhos de potência e fluxo de ar, sem abrir mão da proteção necessária para o uso no dia a dia.

Filtros laváveis e reutilizáveis: economia e praticidade, sem necessidade de trocas constantes.
Filtragem de alta precisão: nosso material especial em poliéster garante performance máxima com tecnologia Dryflow (sem uso de óleo ou lubrificante).
Limpeza simples e rápida
Durabilidade garantida: até 100.000 km contra defeitos de fabricação.
Garantia direta do fabricante e suporte exclusivo RS Air Filter.
• Engenharia e desenvolvimento 100% nacional.
Potência com estilo para o seu projeto.

Eles são divididos em 2 tipos:
Filtros Universais com a base metálica
Ele conta com uma base composta por três medidas padrão, permitindo o encaixe direto na mangueira de borracha original do veículo, com opções de altura de 100 mm, 120 mm e 150 mm.

A instalação é simples e prática: basta encaixar o filtro na mangueira de borracha até sentir o encaixe firme, apertar a abraçadeira garantindo uma fixação segura e evitando qualquer contato indesejado com o cofre do motor.

Filtros Cônicos com a base em borracha
Com bases de 2½” a 5” e alturas que variam de 140 mm a 220 mm, oferecendo versatilidade total para diferentes configurações, permitindo extrair o melhor de cada motor — nas ruas ou nas pistas.

Esta linha requer adaptações específicas para instalação, como o uso de intakes e/ou adaptadores que garantam a fixação e vedação adequadas.

Durante a montagem de filtros cônicos, é fundamental evitar a proximidade com áreas de alta temperatura no cofre do motor. Sempre que possível, utilize um defletor térmico ou direcione o filtro para uma região com melhor captação de ar frio, assegurando uma admissão mais eficiente e preservando o rendimento volumétrico do motor.

Imagem dos filtros Cônicos Street.
Modelos disponíveis

FTU

Mono fluxo e duplo fluxo:
motores até 100CV

FTD

Duplo fluxo:
motores 2.0 a 3.0
até 200CV

FTM

Mono fluxo:
motores 2.0 a 3.0
até 200CV

FTP

Duplo fluxo:
motores acima
de 200CV

FTI

Mono fluxo:
motores acima
de 200CV

No caso da aplicação e limpeza do filtro cônico, é essencial que tenha cuidado no manuseio do produto. Todo o manuseio precisa ser feito nas partes de borracha ou metal da peça, sem apertar, segurar ou pressionar o elemento filtrante.

Informações Técnicas do material dos Filtros Street

Na linha FT STREET, a estrutura do elemento filtrante é composta de 3 materiais distintos dispostos em 5 camadas, conforme descrito abaixo.

Tela 100% poliéster, esta é a camada central do conjunto filtrante. Material de alta tecnologia e excelente resistência. Devido a sua estrutura de malha bem definida, melhora o escoamento do ar, reduzindo a turbulência, gerando ganhos expressivos na admissão de ar;

2 camadas de tecido não tecido de baixa gramatura que envolve a camada da tela 100% poliéster, com a finalidade de proteger o elemento filtrante principal, filtrar maiores partículas de impurezas e dar identidade visual do filtro de ar (coloração);

2 camadas de tela de aço revestida de Epóxi, as quais tem por finalidade estruturar o conjunto filtrante. Tendo alta resistência a corrosão devido ao seu revestimento, está disposta em duas camadas, como primeira e última camada do conjunto.

POLIURETANO - A linha de filtros de ar STREET, utilizam poliuretano semi flexível de alta qualidade, com dureza controlada no processo a fim de garantir resistência e boa vedação tanto nas linhas de filtro inbox, como nas linhas de filtros cônicos.

A linha Cônicos Street vai além dos filtros esportivos tradicionais: além de aumentar a potência, proporciona uma mudança marcante no ronco do motor e um design exclusivo que valoriza qualquer projeto.

Limpeza recomendada de acordo com o uso:

USO URBANO → Street 10.000 km / Racing 3.000 km
USO MISTO → Street 5.000 km / Racing 1.000 km
USO EXTREMO → 1.000 km ou a cada uso

Filtros linha Street

Se a sujeira for apenas pó seco em pequena quantidade, e sem presença de óleo, água ou resíduos, a limpeza pode ser feita com ar comprimido seco.
Procedimento: utilize pressão máxima de 2 bar (±29 PSI) e aplique o jato de ar no sentido oposto ao fluxo de admissão do motor, garantindo a remoção suave das partículas sem danificar o elemento filtrante.

Caso o filtro apresente sujeira em maior volume ou resíduos líquidos, a limpeza deve ser feita por completo conforme abaixo.

Procedimentos recomendados:

  • Indicamos o uso do Pro Cleaner RS* para garantir a limpeza ideal e a máxima durabilidade do seu filtro. Basta borrifar o produto em toda superfície do elemento filtrante de forma que fique encharcado, deixar agir por 3 minutos e, em seguida, mergulhar o filtro em água limpa, sem esfregar. Repita o processo se necessário. Depois, deixe-o secar à meia sombra e ele estará pronto para ser re-instalado e usado novamente.

  • Caso prefira, a limpeza também pode ser feita com sabão neutro e água limpa: mergulhe o filtro na solução com sabão, depois enxágue em água corrente até que fique completamente limpo. Finalize secando à meia sombra, e o filtro estará pronto para retornar ao seu desempenho máximo.

Ícone de atenção, com uma exclamação dentro de uma forma triangular.

Graças à exclusiva tecnologia DryFlow, nossos filtros foram desenvolvidos para operar a seco — por isso, não utilize óleo ou qualquer tipo de aditivo, pois isso pode comprometer sua eficiência e durabilidade.

- *Não deixe o produto secar sobre o filtro, pois isso pode causar desgaste prematuro do material.
- Não esfregue o filtro com esponjas, escovas ou qualquer outro item que possa danificar o elemento filtrante e comprometer seu desempenho.
- Para a secagem, deixe o filtro ao ar livre e à sombra (ou sob luz solar leve), sem utilizar jatos de ar de alta pressão.

Filtros linha Racing

A limpeza é rápida e prática, exigindo apenas o uso de ar comprimido seco.

Procedimento: inicie a higienização aplicando o jato de ar no sentido oposto ao fluxo de admissão, removendo a sujeira acumulada no elemento filtrante. Após o filtro estar visualmente limpo, finalize com um leve jato de ar no mesmo sentido do fluxo, garantindo a eliminação completa das impurezas e mantendo o desempenho ideal do filtro.

O manuseio correto do filtro é essencial para garantir sua durabilidade e performance.

Sempre segure a peça apenas pelas partes de borracha ou metal, evitando qualquer contato direto com o elemento filtrante.

O elemento é delicado e, se for pressionado ou amassado durante a instalação ou limpeza, pode perder sua estrutura original. Quando isso acontece, o filtro tende a deformar ainda mais com o uso e as acelerações do motor, comprometendo o fluxo de ar e reduzindo significativamente sua vida útil.

Seguindo esses cuidados, você assegura que o filtro mantenha o desempenho e a resistência esperados.

Veja na prática como manter o desempenho do seu filtro de ar FuelTech!

Assista ao vídeo e aprenda o passo a passo para realizar a limpeza correta, garantindo máxima eficiência e durabilidade para o seu equipamento.

Escolha o filtro ideal para o seu projeto e garanta já o seu!


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Suporte - FuelTech